segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Sou graduado em informática, e sempre que falo isso pra alguém sou olhado com um pouco de despreso. Certa vez falei para um senhora que era formado em Informática, e ela disse: "Meu filho de 12 anos também é formado em informática". Acredito que isso se deva a enorme popularização do termo "informática". Exitem milhares de "Escolas de Informática" pelo pais, onde as pessoas aprendem nada menos que usar o M$ Windows, M$ word e M$ Excel. Esse nome para os cursos é puro marketing, já que o nome verdadeiro deveria ser curso de Windows, word e excel. No máximo, curso de operação de computadores com ferramentas Microsoft.
Segundo a wikipedia:
Chama-se genericamente informática ao conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.
Ou seja, a informática abrange tanto a ciência da computação, quanto sistemas de informação. O curso que me graduei era 5 anos integral, enquanto Ciências da Computação na mesma Universidade eram 4 anos noturnos. E vemos cursos de Sistemas de Informação em até 2 anos. Não quero ficar me glorificando, é só para informação! (trocadilho infame).

Nenhum comentário:

Postar um comentário